NEWS

News

cidade

AUTOTESTE DA AIDS DEVE SER VENDIDO EM FARMÁCIAS

No mês de conscientização para evitar contrair o vírus da Aids, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária informa, que o primeiro trimestre de 2016, as farmácias em todo o Brasil estão autorizadas a vender o autoteste. A data para chegar até o consumidor ainda não foi definida, porém é certo que em breve todos terão à disposição o dispositivo para fazer o teste sanguíneo que comprova ou não se o paciente está com a doença.


“A disponibilização do autoteste em farmácia tem um lado bom porque é mais uma maneira de oferta do exame. Isso quer dizer que outras pessoas terão mais facilidade para acessar o teste. Pessoas que têm vergonha ou que não querem ir ao serviço público têm mais esse mecanismo de realização do teste. No entanto, teremos que fazer um trabalho para esclarecer sobre ele. Ele não é diagnóstico, é triagem, se ele der positivo, o diagnóstico não está fechado!", afirma o médico Almir Santana.

Alguns detalhes devem ser levados em conta: “Trinta minutos antes o indivíduo não pode fumar. Se uma mulher estiver de batom, ela precisa retirar. São recomendações importantes e que as pessoas que forem fazer o teste precisam seguir”, diz Almir. A rede pública oferece um teste parecido (fluido oral) gratuitamente.

A respeito do trabalho de conscientização, alguns profissionais da saúde em Poço Verde têm desenvolvido um trabalho em específico na comunidade. O mês do laço vermelho já chegou à clínica da saúde no S.José. (fotos:Joélia/divulgação/ilustrativa)


AUTOTESTE DA AIDS DEVE SER VENDIDO EM FARMÁCIAS Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 10:45 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.