NEWS

News

cidade

CADUDA FAZ BALANÇO DA PASTA NA CÂMARA

Na segunda-feira,14, a Câmara municipal realizou três sessões extraordinárias para aprovar o Projeto de Lei do Executivo que estima a receita e fixa a despesa para o município de Poço Verde em 2016. Foi uma sessão atrás da outra. Como o tempo urgia, logo depois houve a exposição da secretaria de Educação e da tão sonhada vinda do secretário municipal de Obras, Adauto Justino.


Caduda subiu à tribuna para dizer que ao longo dos 3 anos de sua gestão garantiu a atualização do piso salarial e a concretização de outros sonhos (34 casos de professores que trabalharam em outras gestões por tempo de serviço e incorporaram ao seu salario); regularizou os triênios de 22 pessoas que foram reenquadrados como professores; 54 licenças concedidas; foi criado o Plano Municipal de Educação estabelecendo 16 metas para os próximos 10 anos. Somando, falou da importância do censo educacional promovido pelo Ministério Público e em parceria com o Estado para melhorar o atendimento das crianças (1.662 delas estão fora da escola).

Para Caduda, a meta que era para garantir a educação de todas elas até 2015, "já estaremos cumprindo agora. Só vamos estar com dificuldade com as crianças do interior onde não tem espaço para creche. Fizemos ampliação da escola da Lagoa do Junco para tempo integral. Recebemos 7 computadores interativos com lousa digital que serão destinados as escolas. Temos professores mais motivados. Na ultima avaliação no Índice de oportunidades da Educação Básica - IOEB, Poço Verde foi o melhor. Isso a gente conseguiu com formação continuada. Queremos estar como a melhor educação do Nordeste!".

Com o olhar para o futuro, o secretário quer ser referência também com o ensino voltado para a Base Curricular Comum - tão estudada e divulgada nos últimos meses em todo o país. Além disso, quer ampliar o número de crianças atendidas na nova creche na sede do município. Encerrando o discurso, Caduda elogiou o advogado Fábio Emídio, do Social Poço-verdense pelo apoio dado à organização da Feira de Literatura e Artes de Poço Verde em novembro de 2015.

Gestão democrática - Com direito à palavra, o líder da oposição, João Ramalho, elogiou a postura do sindicalista por que é o único secretário comprometido com a Casa Legislativa. No entanto, Ramalho não deixaria por menos em pontuar algumas críticas: a primeira delas, o vereador democrata quis saber por que os professores não estão dispostos a participar da eleição para gestão democrática. Atualmente, muitas escolas têm um único candidato; outras há apenas uma troca de cargo: quem era diretor, vira coordenador e na eleição seguinte; vice-versa.

Respondendo, Caduda  afirmou que "a preocupação era realmente de não ter candidatos. Isso de fato mostra um desestímulo para o magistério. Quem é diretor não pode ter outro vinculo. E como não tem reeleição, são 13 diretores  que têm de ser substituídos por professores que têm dois vínculos. Eles já ficam impedidos de concorrer". E mais: "Nós tiramos a dedicação exclusiva que era um bom estímulo. Hoje seriam gratificações de 3 mil reais. Nesta eleição, todas as escolas têm com candidatos: 4 já foram diretores e 8 que são candidatos pela 1a vez. Sobre o desestímulo, vamos passar por uma revisão dessa lei pois para o PME tem de adotar a gestão democrática. O nosso modelo de gestão precisa de alteração e faremos isso em 2016 para o pleito de 2018".

Atraso no repasse dos recursos do PNATE - " Como pode um município pobre como Poço Verde ficar meses sem receber recursos do Programa Nacional do Transporte Escolar. O município é um dos prejudicados pela liberação de recursos por conta das certidões negativas. (..) esse atraso tem a ver com as certidões negativas? E sobre esses conselhos ligados  à Educação que não tem funcionado... Não têm tido incentivo  ou apoio para funcionar? Até o conselho do Fundeb murchou ou as pessoas estão satisfeitas ou o senhor manipulou ou abafou já que foi sindicalista?, indagou o democrata ao secretário.

"Sobre os conselhos, não tive interesse de abafar o conselho ou manipular pois tenho respeito pelo sindicato. Nos primeiros anos, tivermos dificuldade na composição deles. Sobre o conselho do Fundeb, a gente elegeu os integrantes, mas a gente não conseguia cadastrar no site do FNDE pois havia um pendência desde 2008 (faltava decreto, nomeações) depois de fazer passo a passo, ele foi liberado. E há pouco tempo, o presidente do conselho conseguiu a senha dele e fazer a prestação de contas. O PNATE não conseguiu as fazer as prestações de 2010, 2011 e 2012. O conselho já fez a postagem e as prestações estão sob análise. Se não sair agora, pode ser compensado no ano de 2016. com a  regularização , ele fica regularizado. O Conselho Municipal de Educação conta com apoio da secretaria: colocamos transporte à disposição, também para o Conselho Municipal de Educação. Hoje, nós temos uma assessoria que dá esse suporte para regularizar também às escolas. O atraso não foi por conta das certidões. O que tem via secretaria de Educação não tem tido travamento. O MEC foi que trancou a liberação de alguns recursos. Temos 8 ônibus a receber!".

Funcionamento dos laboratórios de informática nas escolas - Ramalho quis saber da funcionalidade dos laboratórios e se a secretaria dará capacitação aos professores quanto ao uso da lousa digital que será adotada em 2016 em algumas escolas. Caduda prontamente respondeu que "todos os laboratórios estão funcionando e com internet e daí entra a capacitação. Vamos entregar 7 lousas aos novos diretores e eles passarão por capacitação para manusear de forma adequada" pois o sistema operacional Linux não é de domínio de todos.

Funcionalidade da Escola Agrícola - "A escola agrícola sempre foi uma escola modelo, hoje é uma peça secundária. A gente não ver resultados positivos. Ela poderia melhorar, contribuir com a educação de Poço Verde!", criticou João Ramalho em seu discurso. Caduda defendeu a escola afirmando que "nós não temos a escola como modelo do que foi antigamente pois temos alunos de 8 a 14 anos que estudam lá e não podemos colocar para trabalhar na horta porque  caracterizaria trabalho infantil. Nessa municipalização de jovens e adultos, nós vamos trabalhar a educação de jovens e adultos na perspectiva profissionalizante. A escola mesmo sem ter esse aluno como participe, produzimos 400 sacas de milho que estão armazenadas para garantir a alimentação do rebanho no próximo ano e temos quase 80 carneiros.  A gente não compra mais hortaliças para a escola por que ela já produz.  Estamos discutindo como produzir em escala para abastecer a escola. Precisaríamos com uma regularidade para fazer esse fornecimento. E por que não fez? 30% do que entra a gente compra da agricultura familiar. Se produzisse na escola, não poderíamos comprar da própria escola. Dai, teríamos que transformar uma parte numa fazenda e vender para o município. O  Sebrae vai nos auxiliar junto com a Erpac. Para vender eu teria de fazer leilão. Precisamos organizar o setor de produção e, a partir dos jovens e adultos, fazer uma parceria com o Estado com uma associação".

Ao final, o secretário municipal da Educação falou sobre a falta d`água na escola localizada no povoado Lagoa do Junco (explicado aqui na CNNPV) e o fechamento das escolas Francisco Capoeira (Terra Vermelha) e Lourival Batista (Cacimba Nova). Resumindo, o fechamento foi em acordo com a comunidade e o resultado obtido em outras localidade provam que o fechamento para levar o alunado para outra escola de maior porte gerou resultados bastante positivos na melhoria da aprendizagem dos estudantes envolvidos. "Não basta somente manter a criança na escola, ela precisa estar aprendendo!". concluiu.


O presidente da Casa, Pedro de Jesus, encerrou a exposição elogiando o papel de Caduda na gestão da secretaria. Exemplificando o papel dele na adminsitração, "nenhuma manifestação ocorreu ao longo desses 3 anos pelo respeito que a educação fez nesse curto período. Ele conseguiu o melhor Ideb (IOEB) de Sergipe" e dirigindo-se a Caduda, "você mexeu na autoestima do professor!".(fotos:TiagoSantana)
CADUDA FAZ BALANÇO DA PASTA NA CÂMARA Reviewed by Jorge Schalgter Leal on 21:30 Rating: 5

Nenhum comentário:

Direitos reservados CNNPV - Poço Verde em 1o lugar! © 2017
Desenvolvido pela agência Elo Design

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

schalgter. Tecnologia do Blogger.